11/12/2014

Extração dos sisos: minha experiência

Oie, boa tarde a todos!

Hoje vim falar de um assunto que não é só 'Lero de Mina', ele atinge também o público masculino: EXTRAÇÃO DOS SISOS

Sisos são também conhecidos como terceiros molares ou dentes do juízo. Eles são os últimos dentes a nascer e por esta razão , muitas vezes acabam não encontrando espaço na arcada .Quando conseguem nascer ou ''se acomodar'', podem causar alguns probleminhas (por exemplo, dor e apinhamento) que levam à necessidade de extraí-los.  Mas caramba, se eles não fazem falta quando são retirados, por que existem? Bem, isso já é outra questão...
Até então já deu para aprender uma lição: Adiante-se sempre, pois quando chegar, pode ser que não encontre mais vaga. Isso pode ser aplicado a várias coisas na vida. hehe

Agora é sério. ''Enrolei'' anos e anos para arrancar esses dentes e no fundo, mas beeeem no fundo, tive a esperança de não haver tal necessidade.  Só que não. Recentemente fui ao dentista e o mesmo informou que eu deveria extrair o siso inferior direito. E o pânico? Claro que comecei a pesquisar feito uma louca sobre o assunto na internet e isso deixou-me ainda mais louca pois li cada coisa horrível...
Tomei conhecimento de algo muito importante: quanto mais cedo (antes dos 20 anos) extrair os sisos melhor, pois as raízes são mais ''fraquinhas'' e isso facilita a remoção e a recuperação no pós operatório.
Pensei: então é tarde demais porque já entrei '' na casa dos inta''. :-(    Pensei errado, pois os sisos podem ser retirados após os 20 anos, então, ficou tudo bem de novo. ( quase tudo bem , afinal, não parava de pensar na cirurgia).

Continuei me informando e comecei a cogitar a hipótese de retirar os 4 de uma só vez.  Caraca, tu tá louca, mulher?  Gente, louca eu ia ficar se tivesse que passar pelo pós operatório mais 3 vezes caso fosse necessário retirar os 4 dentes. rs  Posso dizer que fiz a MELHOR escolha, mesmo que a princípio não houvesse indicação para a extração de todos. Hoje faz 4 dias que me livrei desses dentes ''desajuizados'' e estou muito bem, obrigada. rsrs

É impossível prever se a pessoa sentirá dor após a cirurgia, se terá complicações , se ficará muito inchada, etc. Posso somente dizer que COMIGO foi e está sendo tudo muito tranquilo e não senti nenhuma dor ( nem precisei tomar analgésico).

Claro que cada caso é um caso , mas tenho algumas DICAS que se aplicam a todos:

- Procurem fazer com um cirurgião-dentista de sua confiança ou peçam indicação a alguém.
- Programem-se! Embora alguns dentistas já liberem o paciente para trabalhar no dia seguinte, acho válido marcarem a cirurgia em uma data bem pensada, pois , por mais simples que seja , trata-se de uma cirurgia, e como tal, pode haver complicações, infelizmente. ( nesse quesito eu tive muita ''sorte'' pois estou desempregada no momento) Se tiver um compromisso ou viagem marcada, converse com seu dentista, ok?
- Sigam as recomendações do começo ao fim e evitem aquele pensamento '' Ah, não estou sentindo nada, então  já posso fazer tudo o que quero''. Não se iludam. Melhor acreditarem nas palavras de quem estudou por anos e anos.
- O gelo será seu ''amigo'' nos primeiros dias, então, deixe-o prontinho  com antecedência. ( essa dica parece desnecessária, mas eu mesma esqueci desse detalhe e tive que pegar gelo na vizinha rsrs)
- Você não poderá comer nada sólido e quente no começo, então, abasteça sua geladeira antecipadamente . Exemplos de coisas que comi : sorvete, iogurte, queijo cremoso, humus. ( Converse com seu cirurgião, pois cada um tem sua opinião em relação à dieta e dias de restrição).



Bem, é isso, espero ter ajudado a todos.

Beijinhos.


ESTA POSTAGEM FOI ÚTIL OU FÚTIL? COMENTEM À VONTADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário